PROJETO VERÃO, AINDA DÁ TEMPO!

by Nem tão frágil assim - novembro 20, 2017


Segunda-feira é dia. E a notícia é boa: ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. Lógico, se você tiver força de vontade. Conversei com a personal trainer, Ana Paula Romero, que deu dicas muito bacanas pra gente se empenhar. 

Eu já me comprometi, e você, vai se comprometer também?

Estamos, basicamente, a quatro semanas do verão. Mas, ao que Ana nos indica, é possível ter mudanças corporais em quatro semanas, porém, tudo depende da intensidade do treino, como ele é elaborado e realizado. 

  "O treinamento, ao contrario do que muitos pensam, é uma coisa muito complexa, precisa ser periodizado de acordo com os objetivos e individualidade de cada um. Respeitar a recuperação pós uma seção de treino também é importante para o tal resultado" .

E não só isso, ela também explica que a divisão entre treinos de força e aeróbicos precisa ser analisada e bem aplicada, para o praticante não sofrer lesão. Além disso, e muito bem enaltecido pela Ana, "a reeducação alimentar vai auxiliar e muito nessa mudança".

TRAÇAR UMA META ALCANÇÁVEL É RESPEITAR O PRÓPRIO CORPO


Não vamos dar o passo maior que a perna, pois não adianta querer ter, em quatro semanas, o corpo de tal pessoa que treina a anos. A Ana orienta buscar uma redução de percentual de gordura e aumento de massa magra possível em tantas semanas (isso depende de cada um) e fazer uma avaliação física com um profissional da saúde, pois isso vai ajudar a ter uma noção do que é possível conseguir. 

PARA QUEM NÃO É PRATICANTE DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, BUSQUE SAIR DA ZONA DE CONFORTO


De acordo com a Ana, começar com uma atividade física para promover gasto calórico e contração muscular é interessante para que o metabolismo aumente. 

"Existe uma relação quase certa: Se você ingeriu calorias em excesso e não gastou, ela é armazenada em forma de gordura no corpo, e gordura armazenada em excesso também é prejudicial à saúde não só por questão estética".

FUJA DO SEDENTARISMO, MAS PROCURE ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL

Para fugir do sedentarismo e obter uma mudança, seja na saúde ou estética é simples: faça caminhadas, bike, até mesmo arrisque uma corrida com moderação. Exercícios como estes auxiliam na busca dessa mudança. "Incentivo no mínimo 30 minutos diários de atividade, e para isso, tenha roupas confortáveis próprias para atividade física e um bom tênis".

Maaas, não só de exercícios vive alguém que quer manter a forma. Segundo nossa personal, além do que já foi citado uma coisa primordial é o sono, pois ,dormir emagrece!  

"De acordo com algumas pesquisas, uma noite de sono interrompido afeta dois hormônios-chaves relacionados à fome: A grelina que estimula determinados neurônios hipotalâmicos, provocando um aumento do apetite, e a leptina que normalmente emite um sinal que informa ao hipotálamo que o corpo já tem reservas suficientes, ou seja, que estamos saciados, e o apetite deve ser inibido".

Isso significa que: Uma boa noite de sono vai auxiliar a controlar a fome e também auxilia na recuperação celular, ou seja, a recuperação pós treino também.

INVISTA NA SUA SAÚDE

Corrida, caminhada, bike são alguns dos exercícios que se tornam mais acessíveis, porém, quando não praticados com o auxílio de um profissional, é necessário prestar a atenção nos sinais que o corpo dá, para evitar lesões. A Ana explica que "qualquer sinal de dor ou desconforto articular é hora de procurar auxílio ou, não ir mais além do que consegue." Para evitar as lesões, deve-se usar roupas adequadas, tênis adequados para cada tipo de atividade, e fazer alongamentos básicos que vão auxiliar no aquecimento para a iniciação de qualquer atividade física.

MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO PODEM TE AJUDAR A ALCANÇAR SUA META

Atividade Física é bom para todos, então que tal juntar a família ou os amigos para se exercitar? Combine uma caminhada em grupo, vá a praia e jogue vôlei, bola, frescobol (com cuidado respeitando suas limitações) leve as crianças ao parque e brinque com elas.

DICA DA ANA
"Nosso corpo foi feito para o movimento então use-o de forma inteligente e com cuidado. Lembre-se: Tudo que fizemos sem um programa e sem orientação profissional, é atividade física e é benéfica para mudanças na saúde e estética. Exercício físico é programado e orientado por um profissional capacitado com fim especifico para um objetivo final. O importante é manter-se ativo, tente não buscar somente o projeto verão, o ano inteiro é importante se preocupar com a saúde e estética."

Para mais informações, deixo aqui os contatos da Ana:

  


ANA PAULA ROMERO
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